7/14/2014

Como resolver Pop Ups no celular? O App está com vírus?


Olá Poumaníacos! ZopperGui aqui. Bem, tenho visto alguns leitores/blogs parceiros tendo insegurança no Pou (e vários outros apps) por Antivírus detectarem ameaças nele, e em alguns casos aparecer um Pop-Up: "Esse aplicativo não é seguro. Baixe Programa tal para verificar e limpar seu aparelho". Venho auxiliar o pessoal com as dúvidas.

O que causa isso? 
Geralmente antivírus, launchers ou outros aplicativos. 

Primeiro, antivírus. Acho antivírus algo bem ultrapassado. Ele apenas "calcula" se o aplicativo é malicioso, com base em que ele tem acesso, por exemplo: O Pou tem acesso a várias coisas do aparelho, como armazenamento (salvar fotos/dados do app), conexão à internet, microfone e várias outras coisas. Por isso, o antivírus desconfia do app por usar tudo isso... Em contraparte, ele pode não identificar aplicativos que são realmente maldosos.

Ou então, launchers. Aplicativos para poder customizar a "home" do seu celular. Muitos deles têm anúncios, e você, se não tiver a versão "full", eles cobram para você tirar. Esses possuem anúncios de apps que "limpam" o seu celular. Muitos, inclusivem, botam medo para que você baixe o app, o típico "SEU CELULAR ESTÁ INFECTADO". Isso é chamado de scareware e é uma das técnicas mais sujas de vender algo. Muitos aplicativos também fazem isso, mas o Launcher faz com que pareça que é o próprio sistema que alerte.


Como resolver?
Bem, aí é fácil. Primeiro, nunca confie 100% em seu antivírus, pois ele usa um sistema de detecção de malware muito rudimentar. Outra coisa é comprar/baixar a versão full de aplicativos - principalmente os launchers - e depois configurar para não exibir anúncios. Outra coisa que você pode fazer é desconfiar de aplicativos que você não tem muita "intimidade" - podemos assim dizer - e também checar que aplicativos estão funcionando em segundo plano, pois muitos deles exibem anúncios mesmo sem você estar usando ele.

Espero ter ajudado, até a próxima!

2 comentários :

  1. Olá como posso entrar em contato contigo? Email? WhatsApp? Facebook? Tenho uma proposta para ti muito boa...
    Me add no facebook: http://fb.com/Pedrenrique10 ou no WhatsApp: +556181435727
    Email: jogosandroidbrasiljab@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Também o pou pode dar o virus malvare uma coisa assim . Que aconte quando seu celular ou tablet desliga muitas vezes com o pou aberto, o aberto que quero dizer é tipo assim você ta jogando pou daí acaba a bateria totalmente e o pou fica aberto e não tem a bateria suficiente para fechar o pou. Sei que é uma coisa assim. Foi assim que meu pou pegou esse vírus

    ResponderExcluir